Feijão, lentilha, quinoa e outros alimentos surpreendem com alto teor proteico e podem substituir o ovo em dietas vegetais ou mais variadas.
O ovo é conhecido por ser uma das melhores fontes de proteína de fácil acesso. Cada unidade contém, em média, 6g de proteína de alto valor biológico. No entanto, algumas pessoas buscam diversificar o cardápio ou seguem uma alimentação 100% vegetal – e, para essas situações, há ótimas alternativas.
A dietista norte-americana Josten Fish listou, ao site Eating Well, seis alimentos vegetais ricos em carboidratos que, surpreendentemente, contêm mais proteína do que um ovo. Confira:
1. Feijão
Clássico da alimentação brasileira, o feijão oferece entre 13 e 15g de proteína por xícara cozida (170g), além de fibras, ferro e magnésio. É excelente para o intestino e o controle do açúcar no sangue.

2. Lentilhas

Com cerca de 18g de proteína por xícara cozida, as lentilhas são rápidas de preparar, versáteis e ainda trazem benefícios para o coração, além de serem fonte de folato.
3. Grão-de-bico

Presente em receitas como homus e saladas, o grão-de-bico contém cerca de 15g de proteína por xícara cozida, além de ser rico em manganês, fósforo e fibras.
4. Quinoa

Mesmo sendo uma semente, é considerada um “grão completo”, pois contém os nove aminoácidos essenciais. Uma xícara cozida tem cerca de 8g de proteína.
5. Farro

Pouco conhecido no Brasil, esse trigo ancestral fornece cerca de 14g de proteína por xícara cozida. Ideal para pratos frios e quentes, também é rico em zinco.
6. Massa integral

Embora menos valorizada nesse aspecto, uma xícara de macarrão integral cozido pode conter até 9g de proteína, com bônus de fibras e vitaminas do complexo B.
Esses alimentos não só complementam uma alimentação saudável como também ajudam a reduzir o consumo de produtos de origem animal – sem abrir mão do sabor, da nutrição e da saciedade.
por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias