Carlos Fávaro afirma que controle foi eficiente e Brasil poderá retomar exportações em breve
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (27) que o foco da gripe aviária, identificado no município de Montenegro (RS), está oficialmente contido. A declaração foi dada durante audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.
“Apesar de estarmos no quinto dia útil depois da desinfecção total da granja e 15 dias do aparecimento do foco, eu posso assegurar com muita tranquilidade que o foco de Montenegro está contido”, afirmou o ministro.
Fávaro destacou a eficiência do sistema sanitário brasileiro, que conseguiu evitar a propagação da doença para outras regiões. Após a identificação do foco, o governo federal implantou sete barreiras sanitárias e adotou medidas rigorosas de proteção aos trabalhadores. De 21 casos em investigação, 10 já foram descartados, e apenas uma granja segue sob análise.
No raio de 10 quilômetros ao redor da granja afetada, foram identificados 540 estabelecimentos rurais, todos já vistoriados. Apenas dois operam com avicultura comercial além do local onde o foco surgiu.
Expectativa de normalização
Segundo Fávaro, dentro de aproximadamente 20 dias o Brasil poderá declarar-se livre da gripe aviária, respeitando o prazo de 28 dias exigido por protocolos sanitários internacionais.
“Vamos de novo anunciar o Brasil livre de gripe aviária, e a tendência, muito forte, de que isso vai acontecer nos próximos 23 dias”, disse o ministro.
Após o surgimento do caso em Montenegro, 24 países suspenderam a importação de carne e ovos do Brasil. Destes, 13 restringiram as compras apenas de produtos originários do Rio Grande do Sul. O governo trabalha para retomar as exportações com todos os mercados.
“Vamos avançar na repactuação com todos os países que restringiram a compra”, assegurou Fávaro.
Comparativo com outros países
O ministro comparou o caso brasileiro com um foco nos Estados Unidos, onde, dois dias antes do alerta no Brasil, 700 mil aves foram abatidas. No Brasil, foram 17 mil. Para ele, a contenção rápida evitou que o vírus se espalhasse.
“Se tivesse escapado esse foco em Montenegro, teríamos outros casos de mortalidade em poucos dias, mas isso não aconteceu. Isso mostra a capacidade do sistema de controle sanitário brasileiro.”
Sobre a doença
A influenza aviária, ou gripe aviária, é uma infecção viral que afeta principalmente aves, mas também pode atingir mamíferos. A transmissão ocorre por contato direto com aves infectadas, água ou materiais contaminados.
Casos em humanos são raros. O consumo de carne e ovos continua seguro, desde que os alimentos sejam bem cozidos.
por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias