Por GT Notícias
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) já definiu a programação da Semana do Meio Ambiente de 2025, que será realizada nos dias 4 e 5 de junho, em Goiânia. Com o tema “Conciliando Pessoas e Natureza”, o evento propõe ampliar os debates em torno da preservação dos recursos naturais e da urgência de ações sustentáveis, em sintonia com o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
O encontro será sediado na casa de eventos Memoratto, e contará com uma programação diversificada que une cultura, ciência, reconhecimento e moda sustentável. A abertura oficial será na manhã do dia 4, com a execução do Hino Nacional e uma apresentação especial de violeiros goianos, valorizando a identidade cultural do estado.
Na sequência, será realizada a entrega de prêmios a produtores rurais que integram o programa Cerrado em Pé, uma iniciativa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que incentiva financeiramente a conservação da vegetação nativa. Outro destaque será o reconhecimento aos municípios goianos que se destacaram em ações ambientais, como gestão de resíduos, saneamento e preservação da biodiversidade, com base no Índice de Sustentabilidade Municipal.
A noite do mesmo dia será marcada pelo primeiro baile sustentável da Semad, reunindo autoridades, servidores públicos e convidados para um desfile de moda sustentável. As peças serão assinadas por estudantes do Senac e da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), promovendo a criatividade e a responsabilidade ambiental na moda.
Durante o baile, também será entregue o Prêmio Goiás Sustentável, que reconhece boas práticas em sete categorias: Inovação; Ciências e Educação; Sociobiodiversidade; Atividade produtiva sustentável; Políticas públicas; Impacto social e Comunicação; e Ações pelo clima. As inscrições para concorrer ao prêmio vão até o dia 14 de maio.
Já no dia 5 de junho, a programação segue com a realização de um seminário acadêmico, voltado à apresentação de pesquisas ambientais. Também haverá uma reunião estratégica para discutir as contribuições que Goiás levará à COP30, que será realizada em 2025, na cidade de Belém (PA).
A Semana do Meio Ambiente de 2025 promete ser um espaço de valorização, reflexão e inovação, mostrando que é possível unir desenvolvimento com preservação, reconhecendo quem faz a diferença no presente para garantir o futuro do planeta.
por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias