Google search engine
sábado, fevereiro 14, 2026
Google search engine
InícioGoiásGoiás comemora os 300 anos de descoberta das Águas Quentes

Goiás comemora os 300 anos de descoberta das Águas Quentes

Caldas Novas e Rio Quente recebem mais de 5 milhões de turistas por ano (Foto: Goiás Turismo/Drone X)

A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) lança, nesta quarta-feira (10/05), às 19 horas, uma campanha em comemoração aos 300 anos da descoberta das Águas Quentes em Goiás.

O evento de apresentação da marca e do selo comemorativo da ação será em Rio Quente, um dos principais destinos de turismo no Brasil.

Durante todo o ano, serão promovidos eventos para comemorar os 300 anos da descoberta das águas termais na região, entre eles: festival gastronômico, lançamento de trilha ecológica e Natal das Águas Quentes.

A iniciativa é uma parceria das prefeituras de Caldas Novas e de Rio Quente com a Associação Regional das Águas Quentes de Goiás (AQUA) e conta com apoio das Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Corpo de Bombeiros.

“O Governo de Goiás investe na valorização das águas termais, que vai muito além do turismo, passando pelo meio ambiente, empreendedorismo e saúde. Trabalhamos, também, a conexão entre os dois municípios, consolidando a maior estância hidrotermal do mundo”, explica o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

DESCOBERTA DAS ÁGUAS QUENTES

Segundo dados históricos, em 1722, o bandeirante Bartolomeu Bueno Filho, durante suas andanças por Goiás, descobriu uma riqueza natural: as águas termais.

Tempos depois, o local transformou-se em um dos destinos mais procurados do país. Atualmente, as cidades de Caldas Novas e Rio Quente recebem mais de 5,3 milhões de turistas por ano.

A região abriga, também, o Parque Estadual da Serra de Caldas, um santuário ecológico muito procurado para realização de expedições científicas, educacionais e turísticas.

A Serra de Caldas é a responsável pela geotermia, que gera o aquecimento da água. O processo ocorre a partir da água da chuva que penetra no solo em grande profundidade.

Quanto mais fundo avança, mais quente ela se torna, a pressão aumenta e volta para a superfície formando as fontes de água quente. A temperatura média chega a 37 graus Celsius.

SERVIÇO

Assunto: Governo de Goiás lança campanha em comemoração aos 300 anos de descoberta das Águas Quentes
Quando: Quarta-feira (10/05), às 19h
Onde: Hotel Turismo – Rio Quente Resorts, Rio Quente (GO)

SAIBA MAIS

Goiás Turismo une Caldas Novas e Rio Quente na retomada pós-pandemia

Fonte:Editado por Juliana Carnevalli via Agência Estadual de Turismo – Governo de Goiás
09 de maio, 2023 às 18:35:00
Notícias

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments