Valores serão devolvidos entre 26 de maio e 6 de junho, sem necessidade de solicitação por parte dos beneficiários
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos na folha de pagamento de abril começam a receber os valores de volta a partir desta segunda-feira, 26 de maio. O reembolso totaliza cerca de R$ 292 milhões.
De acordo com o INSS, os descontos referem-se a mensalidades associativas que deveriam ter sido suspensas, mas ainda foram aplicadas porque a folha de abril já estava processada. Os pagamentos foram feitos entre 24 de abril e 8 de maio, antes que a determinação do governo federal de suspender esses descontos pudesse ser efetivada.
Importante destacar que os valores não foram repassados às entidades associativas, e por isso o INSS fará a devolução diretamente aos beneficiários, no mesmo meio utilizado para o pagamento dos benefícios: conta bancária ou cartão magnético. O pagamento será feito junto com o benefício regular, entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
📌 Não é necessário fazer solicitação
O INSS informou que os aposentados e pensionistas não precisam tomar nenhuma providência para receber o valor de volta. A devolução ocorrerá de forma automática.
📲 Golpes e canais oficiais
O instituto alerta para tentativas de golpe e reforça que as informações oficiais sobre benefícios são divulgadas exclusivamente no portal Meu INSS ou pelo telefone 135. Em caso de cobranças indevidas em meses anteriores, o beneficiário deve registrar o pedido de devolução também por esses canais.
Além disso, desde a última sexta-feira, quem deseja contratar empréstimos consignados e autorizar descontos deve realizar identificação biométrica pela plataforma Meu INSS.
Acompanhe mais atualizações sobre direitos, benefícios e orientações para aposentados no 🌐 www.gtnoticias.com.br
por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias