Google search engine
quarta-feira, julho 23, 2025
Google search engine
InícioTocantinsForças de Segurança do Tocantins reforçam atuação com curso de aprimoramento do...

Forças de Segurança do Tocantins reforçam atuação com curso de aprimoramento do uso do drone

Forças de Segurança do Tocantins participam de curso de aeronave remotamente pilotada – Foto: Mariwaldo Gomes Caetano/ Governo do Tocantins

As Forças de Segurança do Tocantins tiveram reforço em sua atuação com o curso de “Piloto policial do sistema de aeronave remotamente pilotada – Drone”, ministrado de 9 a 14 de setembro, pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pela Força Nacional, em colaboração com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP/TO), por meio da Escola Superior de Polícia (Espol). A iniciativa reuniu aproximadamente 40 profissionais das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, incluindo três policiais vindos de Recife (PE) e São Luís (MA). 

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, elogiou a ação conjunta entre as forças policiais e a troca de conhecimentos com profissionais de outros estados. “Essa colaboração enriquece nossas operações e acelera a evolução das nossas Forças de Segurança com o uso dessa tecnologia avançada. O curso promove um treinamento especializado e prepara nossos profissionais para enfrentar desafios com maior eficiência e precisão”.

O subdiretor do Sistema Integrado de Operações (Siop) e um dos alunos do curso, delegado Anderson Casé, destacou o impacto positivo do treinamento. “O curso é extremamente relevante para as Forças de Segurança do Tocantins. Ele promove a integração entre as equipes e aprimora o uso de drones, uma ferramenta crucial para nossas funções”, pontuou. 

O instrutor do curso e policial civil do Distrito Federal, Wendel de Oliveira Brazão, explicou que o objetivo do cursos é capacitar os policiais para o uso efetivo dos drones. “Ao longo do curso ensinamos técnicas de busca e salvamento, cumprimento de medidas judiciais, e muitas outras técnicas. O foco é garantir que os policiais utilizem o equipamento de maneira precisa e eficaz, explorando todo o potencial das câmeras termais e outras funcionalidades avançadas dos drones”. 

O capitão da Polícia Militar da Paraíba, Adilson Petrova, um dos instrutores do curso, ressaltou a importância de compartilhar experiências operacionais e normativas. “Nosso intuito é transmitir aos participantes as melhores práticas e conhecimentos sobre o uso das aeronaves não tripuladas, integrando técnicas operacionais e táticas”.

Iniciativa reuniu aproximadamente 40 profissionais das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros – Raimundo Gabriel/Governo do Tocantins

por Larissa Mendes

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments