Google search engine
terça-feira, fevereiro 10, 2026
Google search engine
InícioSaúde | CiênciaEquipes do SUS começam a receber vacina do Butantan contra a dengue

Equipes do SUS começam a receber vacina do Butantan contra a dengue

Imunizante em dose única, desenvolvido no Brasil, será aplicado em profissionais da atenção primária em todo o país

A partir desta semana, profissionais de saúde que atuam na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) começaram a receber a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de dezembro, marca um avanço histórico no enfrentamento da doença no Brasil.

A vacina, chamada Butantan-DV, é a primeira contra a dengue em dose única no mundo e foi testada para aplicação em pessoas com idades entre 12 e 59 anos. Nesta primeira etapa, o foco está na proteção das equipes multiprofissionais que atuam diretamente nas unidades básicas de saúde, incluindo agentes comunitários, enfermeiros, médicos e demais profissionais cadastrados no SUS.

Durante cerimônia realizada em São Paulo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da imunização para quem está na linha de frente do sistema público. Segundo ele, o início da distribuição representa um marco não apenas sanitário, mas também tecnológico e industrial para o país.

O ministro e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também visitaram o Centro de Produção da Vacina contra a Dengue (PVD), no Instituto Butantan. Na ocasião, Padilha afirmou que o complexo consolida o Brasil como referência mundial em inovação na área da saúde, reforçando o papel do SUS como um sistema público voltado exclusivamente à proteção da vida.

3,9 milhões de doses adquiridas

Para garantir a imunização dos profissionais em todo o território nacional, o Ministério da Saúde adquiriu 3,9 milhões de doses da vacina. De acordo com o governo federal, toda a produção é destinada ao SUS, reforçando o caráter público e universal da iniciativa.

A vacina utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado, já presente em outros imunizantes amplamente utilizados no Brasil, como as vacinas contra febre amarela, poliomielite, gripe e a tríplice viral.

Eficácia comprovada

Segundo a avaliação técnica da Anvisa, a Butantan-DV apresentou 74,7% de eficácia global contra a dengue sintomática na população estudada. Isso significa que, em cerca de três a cada quatro casos, a doença foi evitada graças à vacinação.

Os estudos também indicaram 89% de proteção contra formas graves da dengue e contra casos com sinais de alarme, conforme dados publicados na revista científica The Lancet Infectious Diseases.

Pesquisas mais recentes, divulgadas na The Lancet Regional Health – Americas, apontam ainda que a vacina é capaz de reduzir a carga viral em pessoas que eventualmente se infectem após a imunização. Na prática, isso diminui o risco de agravamento da doença e contribui para a redução da circulação do vírus.

Para os pesquisadores, os resultados reforçam que a vacina induz uma resposta imunológica eficaz e limita a replicação do vírus no organismo, ampliando o impacto positivo da estratégia de vacinação no controle da dengue no país.

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments