Google search engine
segunda-feira, outubro 13, 2025
Google search engine
InícioSaúde | TecnologiaSUS incorpora cirurgia robótica no tratamento do câncer de próstata

SUS incorpora cirurgia robótica no tratamento do câncer de próstata

Procedimento será ofertado em até 180 dias e promete mais segurança e eficácia no combate à doença

O Sistema Único de Saúde (SUS) dará um passo importante no tratamento do câncer de próstata: a cirurgia robótica. O Ministério da Saúde publicou portaria que oficializa a incorporação da prostatectomia radical assistida por robô, indicada para pacientes com câncer de próstata localizado ou localmente avançado.

A prostatectomia radical é uma cirurgia curativa que remove completamente a próstata e as vesículas seminais, além de tecidos próximos e, em alguns casos, linfonodos pélvicos. A versão robótica desse procedimento traz benefícios como maior precisão, menos complicações no pós-operatório, menor tempo de internação e recuperação mais rápida.

De acordo com a portaria, as áreas técnicas terão prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta no SUS. Essa decisão segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que aprovou a tecnologia após parecer favorável.

“Reconhecemos que há um esforço por parte da equipe técnica em promover equidade no tratamento e assegurar que mais pacientes possam se beneficiar dos melhores cuidados disponíveis”, afirmou Rodrigo Nascimento Pinheiro, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).

Pinheiro destacou ainda que os próximos passos envolvem a criação de protocolos, centros de referência e programas de treinamento para médicos e equipes. Segundo ele, a cirurgia robótica é eficaz também na formação de novos profissionais, já que permite treinamentos em ambientes controlados e supervisionados, reduzindo a curva de aprendizado.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre homens no Brasil. A expectativa é de que a disponibilização dessa tecnologia no SUS represente mais qualidade de vida, segurança e esperança no enfrentamento da doença.

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments