Resultados internacionais mostram avanços significativos na atenção dos alunos e reforçam a importância da nova lei federal que regula o uso de celulares nas salas de aula brasileiras.
Desde o início da proibição do uso de celulares em sala de aula, escolas ao redor do mundo têm registrado mudanças expressivas no comportamento dos alunos. Seis meses após a aplicação de medidas mais rígidas, educadores relatam maior atenção, menos conflitos e um ambiente escolar mais saudável.
Menos distração, mais aprendizado
Na Austrália, por exemplo, 87% dos alunos relataram maior concentração, e 81% observaram melhora no aprendizado após a proibição em escolas públicas de New South Wales. No estado de South Australia, incidentes ligados às redes sociais caíram 63% e problemas de comportamento 54%.
Nos Estados Unidos, escolas como a KIPP NYC viram os resultados dos testes voltarem aos níveis pré-pandemia e a participação em atividades extracurriculares subir 50%. Em Connecticut, as notas A e B aumentaram em 4%, enquanto as reprovações caíram 3%. Os incidentes disciplinares também diminuíram drasticamente.
Ferramentas para garantir o foco
Para garantir que os celulares fiquem fora de uso durante as aulas, algumas escolas adotaram medidas como os “Yondr Pouches” — bolsas magnéticas trancadas que só são abertas ao final do expediente escolar. Mais de um milhão de alunos em diferentes países usam essa técnica com bons resultados.
Evidências que se acumulam
Uma meta-análise com 39 estudos em 14 países concluiu que, em 36 deles, houve relação negativa entre o uso de celulares e o desempenho escolar. Além disso, 90% dos professores nos EUA se dizem favoráveis a medidas de restrição.
Vozes de quem vive a educação
Professores relatam que o clima em sala mudou. “As crianças estão mais presentes, participativas e tranquilas. Foi a melhor decisão do ano”, relatou uma professora no Reddit.
Interpretação GT
Benefício | Impacto observado |
---|---|
Melhor foco | Aumento da concentração e do desempenho |
Mais disciplina | Queda nos conflitos e incidentes |
Convívio social | Aumento da interação e de atividades extras |
Saúde emocional | Menos ansiedade e maior bem-estar |
Com menos distrações tecnológicas, os alunos têm redescoberto a troca presencial, a escuta ativa e o prazer de aprender em grupo.
E o Brasil?
Apesar de alguns estados brasileiros já possuírem leis regionais que restringem o uso de celulares em sala (como São Paulo e Goiás), a primeira legislação federal sobre o tema entrou em vigor em 2025: a Lei nº 15.100/2025, que estabelece diretrizes para o uso consciente de dispositivos móveis nas escolas públicas e privadas.
A nova lei determina que os celulares sejam restritos durante as aulas, salvo em situações pedagógicas autorizadas pelo professor. A implementação será gradual e supervisionada pelo Ministério da Educação, em parceria com estados e municípios.
Com os resultados positivos registrados em outros países, essa legislação marca um passo importante rumo à valorização do ambiente escolar no Brasil — e inaugura uma nova fase no debate sobre o equilíbrio entre tecnologia e aprendizado.
por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias