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quarta-feira, outubro 15, 2025
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Sinais de superdotação podem surgir aos 3 anos: veja os principais comportamentos, segundo especialistas

Mesmo sem diagnóstico fechado, alguns traços como curiosidade intensa, linguagem avançada e sensibilidade emocional já podem ser notados na primeira infância.

Apesar de o diagnóstico de superdotação infantil exigir diversos testes e a avaliação de profissionais especializados, como psicólogos, neuropsicólogos e psicopedagogos, alguns sinais podem ser percebidos desde muito cedo — e muitas vezes surpreendem pais e educadores.

Segundo a psicóloga Ana Gloria Sánchez, diretora do Centro de Psicologia Lazos e professora especializada em altas habilidades, crianças superdotadas podem começar a apresentar comportamentos diferenciados a partir dos três anos de idade. Em publicações nas redes sociais, a especialista explicou os principais traços que costumam estar presentes nesses casos, embora ressalte que isso não substitui uma avaliação profissional nem configura diagnóstico por si só.

Veja abaixo alguns dos comportamentos mais comuns:


1. Curiosidade além da média

A famosa “fase do porquê”, comum entre os dois e quatro anos, se manifesta de forma ampliada nas crianças superdotadas. Elas fazem perguntas mais complexas e sobre assuntos inusitados — desde fenômenos naturais até temas abstratos — demonstrando um raciocínio avançado para a idade.

2. Memória surpreendente

A memória episódica dessas crianças chama atenção: conseguem lembrar com riqueza de detalhes situações vividas, como conversas, viagens e momentos específicos, mesmo sendo muito pequenas.

3. Vocabulário avançado

Crianças com altas habilidades costumam se expressar de forma clara, com vocabulário incomum para a idade e grande capacidade de organização verbal. Seus relatos sobre o cotidiano são coerentes e muitas vezes surpreendem pela fluidez.

4. Intensidade emocional

É comum que essas crianças demonstrem uma sensibilidade mais intensa, preferindo interações com pessoas mais velhas e se afetando de maneira mais profunda por eventos cotidianos.

5. Baixa tolerância à frustração

Segundo a Associação Espanhola de Superdotação e Altas Habilidades, muitas dessas crianças têm dificuldade para lidar com frustrações, o que pode estar relacionado à sua sensibilidade emocional e à forma intensa com que experienciam o mundo.

6. Brincadeiras complexas e interesses específicos

As brincadeiras simbólicas são mais elaboradas, com narrativas detalhadas e papéis diversos. É comum também o desenvolvimento de interesses profundos e intensos, como por planetas, dinossauros ou fenômenos científicos.

7. Desenvolvimento motor adiantado

Em alguns casos, o desenvolvimento motor também se destaca, tanto nas habilidades amplas quanto nas finas. No entanto, isso nem sempre acontece de forma equilibrada com o cognitivo, podendo haver certo descompasso.


Vale lembrar que nem todas as crianças superdotadas manifestam todos esses traços, e muitas crianças com comportamentos semelhantes não são necessariamente superdotadas. Por isso, qualquer suspeita deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar que ofereça um diagnóstico preciso e sensível.

por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias

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