Festival reúne chefs renomados, produtores artesanais e atrações culturais no Parque Agropecuário de Goiânia, de 31 de julho a 10 de agosto.
A força e os sabores das raízes culinárias goianas chegam ao Parque Agropecuário de Goiânia, de 31 de julho a 3 de agosto e de 7 a 10 de agosto, com o Goiás Gastronomia. O evento conta com o apoio da Goiás Turismo e celebra a cultura gastronômica do estado em uma área de mais de 3 mil m², reunindo alta gastronomia, comida de rua, produtores artesanais e muito mais.
Entre as atrações, estão o Mesa ao Vivo Goiás, o Goiás Queijo e Vinho, e uma mostra com vinhos, queijos, cachaças, mel, geleias e licores. Mais de 50 chefs consagrados de todo o Brasil vão liderar mesas-redondas e apresentações práticas em duas cozinhas-show. O público também poderá participar de oficinas para adultos e crianças, ministradas por chefs da Escola de Gastronomia do Senac Goiás e pelo restaurante-escola Cora.
Dois espaços especiais apresentam as ações do Governo de Goiás: um dedicado à divulgação dos produtos turísticos dos municípios e à oferta de qualificação profissional; outro, que explora de maneira lúdica as sensações do Cerrado, com atividades educativas e interativas.
A programação cultural inclui 50 apresentações artísticas e folclóricas, com a Orquestra Sinfônica de Goiás, Orquestra de Violeiros, espetáculos de dança, teatro e shows de artistas goianos, além de brinquedoteca, parque de diversões e um espaço sensorial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Sala Azul).
O presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, destaca que o evento é “uma grande celebração da culinária goiana que contribui para o crescimento do setor, promovendo a cultura, o comércio, e a geração de emprego e renda para o nosso estado”.
A entrada é solidária, com retirada antecipada pelo site ou aplicativo Sympla e doação de 1 kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação será destinada a organizações sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil.
A realização é do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, com correalização do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, Revista Prazeres da Mesa, Mundo Mesa e Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). O projeto conta com recursos do Programa Goyazes da Secretaria da Cultura de Goiás.