Queda nos preços impacta positivamente produtores e consumidores do setor lácteo em Goiás, conforme dados do boletim mensal da cadeia leiteira.
O mês de maio registrou queda nos preços dos derivados do leite em Goiás, segundo o último boletim divulgado pela Câmara Técnica da Cadeia Láctea. O índice da cesta de produtos acompanhada apresentou recuo de 2,41% no período.
O levantamento, realizado pelo Instituto Mauro Borges (IMB) e apresentado nas reuniões mensais da Câmara Técnica e de Conciliação da Cadeia Láctea, considera os valores pagos pela indústria para cinco produtos: creme de leite, leite condensado, leite em pó, leite UHT e queijo muçarela — com pesos diferentes conforme a importância de cada item na produção.
O destaque ficou para o creme de leite, que teve a maior queda, de 7,19%. O leite UHT e o queijo muçarela também registraram reduções expressivas, de 2,13% e 3,22%, respectivamente. Já o leite condensado e o leite em pó fecharam maio com quedas mais moderadas, de 2,0% e 0,36%.
“O boletim mensal busca divulgar informações de forma concisa e confiável para a cadeia leiteira do estado. Os dados apresentados pela Seapa durante as reuniões com os parceiros que compõem a Câmara do Leite refletem, para o produtor e para o consumidor, a realidade do setor e a importância desses itens para a economia goiana”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende.
por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias


