Google search engine
terça-feira, junho 17, 2025
Google search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
InícioCultura“O Agente Secreto” pode dar segunda Palma de Ouro ao Brasil, 63...

“O Agente Secreto” pode dar segunda Palma de Ouro ao Brasil, 63 anos após “O Pagador de Promessas”

Filme de Kleber Mendonça Filho é destaque entre os favoritos da crítica no Festival de Cannes 2025, mas o norueguês “Sentimental Value” desponta como principal concorrente.

A expectativa para a entrega da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2025 cresce a cada dia. E o Brasil tem um forte candidato ao prêmio máximo: o longa “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, protagonizado por Wagner Moura. O filme, ambientado em 1977, durante a Ditadura Militar, tem conquistado elogios da crítica internacional e liderou os rankings franceses até a última quarta-feira (21).

No tradicional ranking da revista Le Film Français, o filme brasileiro era o mais votado entre os críticos, superando “Sirât” e “Um Simples Acidente”. A imprensa americana também se rendeu: a Hollywood Reporter considerou o longa “sem dúvida, um dos melhores do ano”.

No entanto, a estreia do filme “Sentimental Value” (Valor Sentimental), do diretor norueguês Joachim Trier, mudou o cenário da disputa. O filme foi ovacionado com 19 minutos de aplausos e conquistou uma recepção crítica entusiasmada, tornando-se o novo favorito à Palma de Ouro, segundo o editor-chefe do portal Omelete, Guilherme Jacobs.

A obra norueguesa mistura arte e vida pessoal ao retratar um cineasta que tenta retomar a relação com as filhas após anos de afastamento. Para Jacobs, o filme “é um tratado maravilhoso sobre a relação entre arte e a vida pessoal, sem clichês”.

Apesar disso, críticos como André Guerra, do Diário de Pernambuco, ainda veem espaço para o filme brasileiro brilhar. O retorno da equipe de “O Agente Secreto” a Cannes pode indicar que o longa será, de fato, premiado — e Wagner Moura é cotado para receber o prêmio de melhor interpretação masculina.

O júri deste ano é presidido pela atriz francesa Juliette Binoche, e os vencedores serão anunciados na noite deste sábado (24). O Brasil aguarda, 63 anos depois de “O Pagador de Promessas”, o possível retorno à glória máxima do cinema mundial.

por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments