Filme de Kleber Mendonça Filho é destaque entre os favoritos da crítica no Festival de Cannes 2025, mas o norueguês “Sentimental Value” desponta como principal concorrente.
A expectativa para a entrega da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2025 cresce a cada dia. E o Brasil tem um forte candidato ao prêmio máximo: o longa “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, protagonizado por Wagner Moura. O filme, ambientado em 1977, durante a Ditadura Militar, tem conquistado elogios da crítica internacional e liderou os rankings franceses até a última quarta-feira (21).
No tradicional ranking da revista Le Film Français, o filme brasileiro era o mais votado entre os críticos, superando “Sirât” e “Um Simples Acidente”. A imprensa americana também se rendeu: a Hollywood Reporter considerou o longa “sem dúvida, um dos melhores do ano”.
No entanto, a estreia do filme “Sentimental Value” (Valor Sentimental), do diretor norueguês Joachim Trier, mudou o cenário da disputa. O filme foi ovacionado com 19 minutos de aplausos e conquistou uma recepção crítica entusiasmada, tornando-se o novo favorito à Palma de Ouro, segundo o editor-chefe do portal Omelete, Guilherme Jacobs.
A obra norueguesa mistura arte e vida pessoal ao retratar um cineasta que tenta retomar a relação com as filhas após anos de afastamento. Para Jacobs, o filme “é um tratado maravilhoso sobre a relação entre arte e a vida pessoal, sem clichês”.
Apesar disso, críticos como André Guerra, do Diário de Pernambuco, ainda veem espaço para o filme brasileiro brilhar. O retorno da equipe de “O Agente Secreto” a Cannes pode indicar que o longa será, de fato, premiado — e Wagner Moura é cotado para receber o prêmio de melhor interpretação masculina.
O júri deste ano é presidido pela atriz francesa Juliette Binoche, e os vencedores serão anunciados na noite deste sábado (24). O Brasil aguarda, 63 anos depois de “O Pagador de Promessas”, o possível retorno à glória máxima do cinema mundial.
por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias