Alta nos preços e cenário internacional influenciam queda no consumo do produto preferido dos brasileiros
O consumo de café pelos brasileiros registrou queda expressiva neste início de ano. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), houve redução de 5,13% nas vendas de sacas no quadrimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. A queda mais acentuada ocorreu em abril, com retração de 15,96% nas vendas, em relação a abril do ano passado.
De janeiro a abril de 2024, foram vendidas 5.010.580 sacas. Já em 2025, no mesmo período, esse número caiu para 4.753.766 sacas. Os primeiros meses do ano até mostraram algum fôlego: janeiro e fevereiro tiveram leve crescimento nas vendas (+1,26% e +0,89%, respectivamente). Contudo, em março, o cenário começou a mudar com uma queda de -4,87%, culminando na forte retração de abril.
Um dos principais fatores para a redução no consumo é o aumento expressivo do preço do café. Segundo o IBGE, entre abril de 2024 e abril de 2025, o valor do produto subiu cerca de 80%. De acordo com a Abic, eventos climáticos, alta global na demanda e a entrada da China no mercado internacional são os principais responsáveis por esse encarecimento, que vem afetando diretamente o bolso do consumidor brasileiro.
Vale destacar que os dados divulgados pela Abic correspondem ao consumo no varejo, que representa de 73% a 78% do consumo interno total no país.
Apesar de o café seguir como uma das bebidas mais queridas e tradicionais do Brasil, os dados recentes acendem um alerta sobre os impactos da inflação alimentar e das transformações no mercado global de alimentos e bebidas.
por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias