Google search engine
terça-feira, junho 17, 2025
Google search engineGoogle search engineGoogle search engineGoogle search engine
InícioGoiásSemad planta árvores para compensar emissões de gases do Fica 2024

Semad planta árvores para compensar emissões de gases do Fica 2024

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, na Cidade de Goiás, o plantio de 500 mudas de árvores nativas para compensar as emissões de gases de efeito estufa geradas durante a 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizada em junho de 2024.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Goiás, que mobilizou o plantio, e Saneago, que fez a doação das mudas. A ação foi realizada durante toda a manhã de sábado (22/03), data em que se comemora o Dia Mundial da Água.

As mudas foram plantadas no Parque da Carioca e em outros pontos da cidade, às margens do Rio Vermelho.

“Elaboramos um protocolo de monitoramento para garantir o sucesso dessa ação. A expectativa é que o projeto sirva como um modelo para futuras edições do Fica e inspire outras iniciativas voltadas à compensação e redução de emissões em Goiás”, afirma a analista ambiental da Semad, Ana Castro.

Plantio de 500 mudas de árvores foi realizado para compensar a emissões de gases de efeito estufa geradas pelo evento
Plantio de árvores é uma das principais formas de compensação ambiental (Foto: Semad)

Em 2024, o FICA celebrou 25 anos com o tema Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas e, pela primeira vez, contou com a elaboração do Inventário de Emissões do evento.

Produzido pela Gerência de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos da Semad, o documento funciona como um diagnóstico que identifica quais gases foram emitidos, em que quantidade e quais atividades do festival contribuíram para essas emissões.

A partir do inventário, foi possível estabelecer metas para reduzir as emissões em edições futuras e definir estratégias para compensar as emissões que não puderam ser evitadas.

Castro explica que uma das principais formas de compensação é o plantio de árvores. O carbono segue um ciclo natural e um de seus principais estoques é a biomassa vegetal. Durante seu crescimento, as árvores absorvem dióxido de carbono por meio da fotossíntese e utilizam o carbono na produção de energia e componentes estruturais. Aproximadamente metade da biomassa vegetal é composta de carbono.

Para garantir que a compensação seja efetiva ao longo do tempo, foi desenvolvido um protocolo de monitoramento dos estoques de carbono para plantios como esse. Segundo Castro, o acompanhamento das árvores plantadas é o ponto chave para avaliar o sucesso da iniciativa e garantir sua contribuição para a mitigação das emissões.

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments