Google search engine
terça-feira, julho 22, 2025
Google search engine
InícioEconomiaGoiás discute produção de Combustível Sustentável de Aviação

Goiás discute produção de Combustível Sustentável de Aviação

Produção de SAFs pode ser realizada com recursos mais sustentáveis, a partir de resíduos da cana-de-açúcar, do milho, e Goiás é destaque nacional na produção e exportação desses insumos (Foto: SIC-GO)

O Governo de Goiás deu mais um passo importante para que o estado seja um grande produtor de Combustível Sustentável de Aviação (SAF – abrviação da sigla em inglês Sustainable Aviation Fuel).

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, esteve reunido com a titular da Economia, Selene Peres, para discutir possibilidades de fomento às indústrias goianas e estimular também a competitividade das empresas nessa área.

A produção de SAFs pode ser realizada com recursos mais sustentáveis, a partir de resíduos da cana-de-açúcar, do milho, gases de combustão, sebo de vaca e óleo de cozinha usado, além de emitir menos CO2 e reduzir emissões nocivas ao meio ambiente.

Goiás é destaque nacional na produção e exportação desses insumos, por isso, a SIC também esteve reunida com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), avaliando possíveis políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do SAF.

Goiás quer ser referência nacional na produção do Combustível Sustentável de Aviação
Governo de Goiás avalia produção de combustível sustentável de aviação e trabalha para criação do Parque Tecnológico de Anápolis (Foto: SIC-GO)

Também participaram do encontro os representantes do Parque Tecnológico de Inovação (PIT) de São José dos Campos, Luís Fernando e Amaury Acatauassu.

Na oportunidade, eles apresentaram informações sobre as operações que realizam no município paulista, com parcerias com a Boeing BrasilInstituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Embraer. A intenção é construir uma parceria de sucesso com o Governo de Goiás para a criação do Parque Tecnológico de Anápolis.

“Trabalhamos e corremos atrás das políticas públicas que viabilizem aos empresários a produção do SAF, uma discussão que já ocorre no mundo todo. O nosso compromisso é com o desenvolvimento do estado de Goiás, mas respeitando o meio ambiente e buscando maneiras mais sustentáveis de produção”, destaca Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Presente no encontro da Fieg, o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), André Rocha, destacou a oportunidade para reduzir custos e estabelecer parcerias entre o governo federal, a Embraer e o futuro Parque Tecnológico de Anápolis.

MODELO

O PIT promove, em um mesmo ambiente, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, em busca de desenvolvimento das empresas e instituições vinculadas ao projeto.

A ideia de criar algo semelhante em Anápolis no ramo farmoquímico – unindo em um mesmo local, governo, universidades, empresas e sociedade civil organizada – é fruto de parceria entre a SIC e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Fonte: Editado por Hosana Alves via Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás
15 de fevereiro, 2024 às 11:15:12
EconomiaMeio AmbienteTecnologia e Inovação

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments