Fortalecimento da piscicultura abre novas oportunidades para pequenos produtores e impulsiona economia local
A tilápia acaba de conquistar um importante espaço no mercado institucional de Goiás. Pela primeira vez, o peixe foi incluído no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma iniciativa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) que tem como foco a valorização da agricultura familiar, segurança alimentar e o fortalecimento das cadeias produtivas no estado.
A medida marca um novo capítulo no desenvolvimento da piscicultura goiana, que vem apresentando crescimento consistente nos últimos anos. Segundo a Seapa, a decisão estratégica visa estimular ainda mais o setor, conectando produtores, agroindústrias e programas públicos de alimentação.
“Estamos falando de uma cadeia que gera emprego e movimenta agroindústrias. O apoio do Estado é essencial para transformar a piscicultura em uma fonte consistente de renda, inclusão produtiva e desenvolvimento regional”, afirmou o secretário Pedro Leonardo Rezende.
Produção em alta e presença em 176 municípios
Dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM/2023), do IBGE, indicam que Goiás produziu 12,5 mil toneladas de tilápia no ano passado — um crescimento de 3,4% em relação a 2022. A piscicultura goiana está presente em 176 municípios e destaca-se principalmente nas regiões Norte, Sul e Sudoeste do estado.
Os maiores produtores são:
- Niquelândia: 4 mil toneladas
- Inaciolândia: 1,5 mil toneladas (+9,1% em relação a 2022)
- Quirinópolis: 1,5 mil toneladas
Além do potencial natural, como clima favorável e recursos hídricos abundantes, o avanço da atividade se deve à articulação entre o poder público, produtores e o setor industrial. Atualmente, Goiás conta com 39 agroindústrias registradas no segmento, distribuídas entre inspeções municipais (SIM), estaduais (SIE) e federais (SIF).
Exportações em crescimento
O estado também vem ganhando espaço no mercado internacional. Em 2024, foram exportadas 76,3 toneladas de pescado, gerando uma receita de US$ 472,8 mil. Entre fevereiro e maio de 2025, Goiás registrou o maior volume de exportação para esse período: 30,9 toneladas.
Esses resultados mostram que a piscicultura goiana está cada vez mais consolidada como uma cadeia estratégica, com potencial para geração de renda, abastecimento local e expansão global.
📊 A edição mais recente do boletim Agro em Dados traz uma análise completa sobre esse e outros temas da agropecuária em Goiás. Disponível em: goias.gov.br/agricultura/boletins-de-safra