Fé, tradição e economia local se unem em um dos maiores espetáculos culturais do Estado
Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá e Pirenópolis recebem, entre os dias 7 e 10 de junho, as tradicionais Cavalhadas — manifestações que atravessam séculos unindo fé, cultura e história. As encenações populares integram o Circuito das Cavalhadas 2025, promovido com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e contemplam 15 municípios goianos com investimento total de R$ 4 milhões.
Os eventos prometem movimentar a economia e o turismo nas cidades históricas, com milhares de visitantes esperados. “A festa movimenta a economia local, fortalece o turismo, gera renda e amplia o sentimento de pertencimento nas comunidades”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
Cavalhadas: tradição e identidade
Inspiradas nos torneios medievais europeus que simulavam batalhas entre mouros (de vermelho) e cristãos (de azul), as Cavalhadas foram adaptadas à religiosidade popular brasileira a partir do século XVII, especialmente durante a Festa do Divino Espírito Santo. Em Goiás, as encenações são um marco do patrimônio cultural imaterial e contam com forte participação comunitária.
Confira a programação e as peculiaridades de cada cidade:
📍 Santa Cruz de Goiás
Quando: 7 e 8 de junho, a partir das 15h
Onde: Centro Cultural Tio Negrinho
Com 209 anos de história, as Cavalhadas locais são consideradas as mais antigas do estado. Iniciadas em 1816, elas foram autorizadas pelo vigário Gouvêa de Sá Albuquerque e ajudaram a difundir a tradição em outras cidades da Estrada de Ferro.
📍 Posse
Quando: 7 e 8 de junho, a partir das 15h
Onde: Estádio Serra das Araras
A cidade celebra as Cavalhadas integradas à Festa do Divino, com destaque para o teatro do Rapto da Princesa e a simbólica batalha entre mouros e cristãos.
📍 Jaraguá
Quando: 8 e 9 de junho, a partir das 14h
Onde: Clube das Cavalhadas de Jaraguá
Com 192 anos de tradição, o evento conta com a participação da Banda Santa Cecília e dos cavaleiros que acompanham a Coroa do Divino, reafirmando o laço entre fé e história.
📍 Pirenópolis
Quando: 8, 9 e 10 de junho, a partir das 13h
Onde: Módulo Esportivo de Pirenópolis
As Cavalhadas da cidade são uma das mais conhecidas do país. Além da encenação, há a presença dos mascarados, do Velho Simão, do pastorzinho Benjamim e da centenária Banda Phoenix, que embalam a tradicional corrida das argolinhas e o desfile até a Igreja do Bonfim.
por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias