Google search engine
quinta-feira, setembro 11, 2025
Google search engine
InícioJustiçaComandante da Marinha nega qualquer mobilização de tropas para golpe

Comandante da Marinha nega qualquer mobilização de tropas para golpe

Em depoimento no STF, almirante Marcos Sampaio Olsen reafirma que não houve planejamento de tanques nas ruas nem ordens para impedir posse de Lula

Em audiência nesta sexta-feira (23), o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, declarou não existir “ordem, planejamento ou mobilização de veículos blindados” para impedir o funcionamento dos poderes constitucionais. Prestando depoimento como testemunha na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado no final de 2022, Olsen foi indicado pela defesa de Almir Garnier, ex-comandante da Marinha no governo Bolsonaro.

Conforme a denúncia aceita pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal em 26 de março, Garnier faz parte do “núcleo 1” da trama golpista, ao lado de oito réus, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, os generais Walter Braga Netto e Augusto Heleno, e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres. A acusação sustenta que Garnier teria colocado a Marinha à disposição de Bolsonaro para decretar estado de sítio ou operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

— “Em nenhum momento houve ordem, planejamento ou mobilização de veículos blindados para impedir os poderes constitucionais”, afirmou Olsen, que em 2022 chefiava o Comando de Operações Navais, responsável pelo emprego das tropas navais.

Perguntado pela defesa se recebera determinação para obstruir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o almirante negou também essa hipótese. “Não recebi qualquer determinação nesse sentido”, completou, lembrando que o ex-comandante Almir Garnier não participou da cerimônia de passagem de comando realizada no início de 2023.

A série de depoimentos como testemunha segue até 2 de junho. Em seguida, serão ouvidos testemunhos indicados pela acusação e pelas defesas, antes do interrogatório dos próprios réus. Ainda não há data definida para que Bolsonaro e os demais integrantes do núcleo crucial prestem seus esclarecimentos.

por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments