Solo cômico dirigido por Rhena de Faria transforma a morte em palhaça para falar, com humor e sensibilidade, sobre a finitude da vida
A cidade de Alto Paraíso de Goiás recebe, nos dias 13 e 14 de dezembro, a estreia do novo espetáculo solo da palhaça, atriz e diretora teatral Lia Motta. Intitulada “Enfim Jazz”, a peça tem direção de Rhena de Faria e propõe uma abordagem cômica e afetiva sobre a relação humana com a morte — tema que, apesar de delicado, ganha leveza, poesia e riso no palco.
As apresentações acontecem no Teatro A Barca Coração, espaço cultural que encerra as atividades neste mês. As duas sessões, gratuitas, serão às 19h, com retirada de ingressos uma hora antes do início da peça.
A morte vira palhaça — e descobre a vida
Na dramaturgia criada por Lia Motta e Rhena de Faria, a morte, cansada de ser temida, decide assumir a imagem de uma palhaça para tentar ser melhor compreendida na execução do seu “trabalho”. A partir dessa nova perspectiva, cheia de humor e humanidade, ela se encanta pela vida e pelo que há de precioso na experiência humana.

A estreia coincide com o encerramento das atividades do Teatro A Barca Coração, espaço que, durante quatro anos, movimentou a cena teatral de Alto Paraíso, recebendo artistas do município e de diversas regiões do país.
Criação nascida da pandemia
Lia conta que a ideia para o espetáculo surgiu em 2021, após viver emoções intensas durante a pandemia e participar de uma oficina online com Rhena. “A presença da morte de forma tão massiva me trouxe um medo que eu não conhecia. Criei um número de palhaçaria para romper com esse medo, e Enfim Jazz é fruto do amadurecimento desse trabalho. Hoje consigo falar da finitude de forma mais profunda”, afirma.
A montagem foi iniciada em 2024, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB-GO), e incluiu meses de ensaios, encontros virtuais e duas temporadas presenciais da diretora em Alto Paraíso. A equipe é 100% feminina, com 16 profissionais envolvidas na criação e execução.
A despedida do Teatro A Barca Coração
Fundado em 2023 por Lia Motta através de financiamento coletivo, o Teatro Escola A Barca Coração se tornou o único espaço equipado exclusivamente para teatro na cidade, com capacidade para 40 pessoas.
O local agora se despede do público devido à desocupação do imóvel. Sem condições de remontar a estrutura em outro espaço, Lia encerra um ciclo marcado por formação artística, oficinas, espetáculos e pela iniciação de dezenas de jovens nas artes cênicas.
“Vamos encerrar fazendo o que sabemos fazer: arte, teatro, palhaçaria e riso”, afirma.
Sinopse
Para você, a morte tem cara de quê?
Em Enfim Jazz, ela decide assumir uma nova imagem: a de uma palhaça. Tentando entender por que as pessoas têm tanto apego à vida, a morte embarca em uma jornada divertida e sensível que nos convida a olhar a finitude de forma humanizada — lembrando que viver é precioso.
SERVIÇO
Estreia | Enfim Jazz – um espetáculo de Lia Motta
📅 13 e 14 de dezembro (sábado e domingo), às 19h
📍 Teatro A Barca Coração – Alto Paraíso de Goiás
🎟 Entrada gratuita
🎫 Retirada de ingressos: 1h antes do espetáculo (sujeito à lotação)
🔞 Classificação indicativa: 12 anos
📱 Nas redes: @a_barcacoracaoteatro
FICHA TÉCNICA
- Idealizadora, palhaça e produtora: Lia Motta
- Diretora: Rhena de Faria
- Design gráfico: Renata Loureiro
- Produção executiva: Ana Ferrareze
- Assistente de produção: Emanuele Coelho
- Social media: Marina Perillo
- Cenografia: Bia Boarato
- Figurinista: Rafaela Shakuany
- Costureira: Ceciliana Aires
- Composição de trilha sonora: Chrys Pereira e Tamyres Maciel
- Fotógrafa: Bia Carvalho
- Filmagem e teaser: Ester de Maria
- Audiodescrição: Marise Barbosa
- Intérprete de Libras: Aline Farias
- Assessoria de Imprensa: Keyane Dias


