Google search engine
terça-feira, dezembro 30, 2025
Google search engine
InícioSaúde | Bem-estarExercício ou sono? Estudo revela qual deve ser prioridade quando falta tempo

Exercício ou sono? Estudo revela qual deve ser prioridade quando falta tempo

Novo estudo aponta que uma boa noite de descanso influencia diretamente na atividade física do dia seguinte

Manter uma rotina equilibrada entre trabalho, filhos, responsabilidades domésticas, deslocamentos e ainda encaixar um treino parece, muitas vezes, impossível. E quando o tempo aperta, surge a grande dúvida: vale mais a pena dormir um pouco mais ou acordar cedo para treinar?

Um estudo publicado na revista Communications Medicine analisou 28 milhões de dias de dados de mais de 70 mil participantes e descobriu que menos de 13% das pessoas conseguiam atingir simultaneamente as metas recomendadas de sono e exercícios. Na prática, significa que a maioria precisa escolher — e quase sempre sacrifica o descanso.

Mas a pesquisa trouxe um ponto essencial: sono impacta exercício, mas exercício não impacta sono na mesma medida.

Dormir bem aumenta a chance de um dia mais ativo

Segundo o autor do estudo, Josh Fitton, candidato a doutorado no FHMRI Sleep Health, uma boa noite de descanso — especialmente sono de alta qualidade — prepara o corpo para maior disposição no dia seguinte.

Fitton explica que pessoas que dormiram mais de 7 horas tendem a se movimentar mais durante o dia. Por outro lado, atingir uma meta de mais de 7.000 passos não garante um sono melhor à noite.

“Pessoas que dormiram bem tenderam a se movimentar mais no dia seguinte, mas dar passos extras não melhorou significativamente o sono naquela noite”, afirma o pesquisador. “Isso destaca a importância do sono se quisermos aumentar a atividade física.”

Qualidade importa mais que quantidade

O estudo aponta que dormir entre 6 e 7 horas está associado a um maior número de passos no dia seguinte. Porém, a maior consistência foi percebida entre participantes que apresentavam sono eficiente, ou seja, que se mexiam menos durante a noite.

Fitton também destaca que as recomendações de saúde nem sempre conversam com a realidade da maioria da população.

“Nossos resultados mostram como é difícil para a maioria das pessoas ter um estilo de vida ativo e dormir bem ao mesmo tempo.”

Então… o que priorizar?

Apesar de tentador acordar cedo para treinar, os pesquisadores são claros: se a escolha for necessária, priorize o sono. Uma rotina de descanso adequada tende a melhorar a energia, o foco, o humor e, de quebra, ajuda na retomada de hábitos saudáveis de exercício.

A mensagem do estudo é simples: dormir bem é o primeiro passo para se movimentar melhor.

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments