Google search engine
sexta-feira, outubro 17, 2025
Google search engine
InícioMeio AmbienteRaios provocam novo foco de incêndio na Chapada dos Veadeiros

Raios provocam novo foco de incêndio na Chapada dos Veadeiros

Após período de chuvas, descargas elétricas reacendem fogo em área do parque; 1,5 mil hectares já foram atingidos

Um novo foco de incêndio voltou a preocupar brigadistas e ambientalistas na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as chamas foram provocadas por raios que atingiram a região durante as chuvas desta semana. Até esta sexta-feira (17), o fogo já havia consumido 1,5 mil hectares dentro do Parque Nacional.

A Chapada, uma das áreas de cerrado mais emblemáticas do Brasil e patrimônio natural da humanidade, já vinha se recuperando de um ciclo de queimadas iniciado em janeiro deste ano, quando mais de 112 mil hectares foram atingidos. Só na primeira frente de incêndios, o parque teve cerca de 900 hectares queimados. Com os novos focos causados pelos raios, o número subiu para 1.553 hectares em 2025.

Apesar das chuvas terem ajudado a controlar as últimas chamas, o retorno do fogo em meio à instabilidade climática preocupa. As altas temperaturas combinadas à seca do solo favorecem a propagação rápida das labaredas — um cenário que se repete ano após ano e reforça os desafios da conservação ambiental na região.

Na quinta-feira (16), o ICMBio informou que os raios atingiram uma área próxima à Serra do Santana, dentro do parque, o que chegou a representar risco para visitantes e levou ao fechamento temporário das travessias. Após avaliação das condições de segurança, algumas trilhas foram reabertas nesta sexta-feira, mas apenas as de uso diário e sem necessidade de pernoite permanecem acessíveis.

Para conter o avanço do fogo, 30 brigadistas foram mobilizados, com apoio de dois helicópteros e dois aviões. As equipes utilizam drones para monitorar as áreas mais afetadas e definir estratégias de combate.

“Atualmente, duas frentes de combate estão em operação: uma na área do Rio Preto e outra próxima à Fazenda Procópio, no município de Colinas do Sul”, informou o ICMBio em nota.
“A operação conta com a participação de 215 pessoas, entre brigadistas do ICMBio e do Prevfogo/Ibama, servidores de apoio logístico e voluntários.”

Os incêndios também atingiram áreas do território Kalunga, em Cavalcante (GO), mobilizando forças de combate locais e regionais. O Prevfogo, programa do Ibama, atua com brigadas especializadas vindas de Alto Paraíso e Minasul, além de grupos voluntários de Colinas do Sul.

Mesmo com os esforços de contenção, especialistas alertam que o impacto ambiental é preocupante. A perda de vegetação nativa e o deslocamento de fauna em um bioma de alta biodiversidade podem levar meses — ou anos — para se recompor.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é conhecido por abrigar rios cristalinos, cânions e cachoeiras que atraem turistas de todo o Brasil e do exterior. O local é considerado uma das joias naturais do Cerrado e patrimônio mundial reconhecido pela Unesco.

A orientação do ICMBio é que visitantes verifiquem a situação das trilhas antes de viajar e evitem qualquer tipo de atividade que possa gerar faíscas, como acendimento de fogueiras, durante o período de risco de incêndios.

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments