Pesquisa realizada em Londres mostra que apresentações musicais ao vivo elevam bem-estar, estimulam a mente e fortalecem vínculos sociais
Ir a um show pode ser muito mais do que um momento de lazer: pode significar mais anos de vida. É o que aponta um estudo realizado pela empresa de telecomunicações O2, responsável pela icônica The O2 Arena em Londres, em parceria com o professor associado Patrick Fagan, especialista em ciência comportamental da Goldsmith’s, University of London.
Segundo a pesquisa, assistir a apresentações musicais ao vivo a cada 15 dias pode aumentar a expectativa de vida em até nove anos. Isso acontece porque os shows promovem ganhos expressivos em bem-estar físico e mental.
Os dados impressionam:
- Em apenas 20 minutos de show, os sentimentos de bem-estar crescem 21%.
- A estima pessoal e a sensação de proximidade com outras pessoas aumentam em 25%.
- Já a estimulação mental alcança 75%, superando atividades como ioga ou passeios com animais de estimação.
Essa combinação, segundo Fagan, cria um impacto profundo na saúde e na longevidade:
“Nossa pesquisa mostra o profundo impacto que os shows têm nos sentimentos de saúde, felicidade e bem-estar — com a presença regular sendo a chave. Um show a cada quinze dias pode abrir caminho para quase uma década a mais de vida”, destacou o pesquisador.
O estudo ainda constatou que frequentadores assíduos — aqueles que vão a shows ao vivo ao menos uma vez a cada 15 dias — foram os que mais atribuíram a nota máxima (10 em 10) para indicadores de felicidade, produtividade, autoestima e contentamento.
A diretora de marketing da O2 reforça que, além da emoção de ver um artista favorito ao vivo, a pesquisa traz agora uma “prova científica” dos efeitos positivos dos shows na vida das pessoas.
A relevância do estudo é reforçada pela dimensão da própria O2: somente em 2024, a The O2 Arena recebeu 10 milhões de visitantes, consolidando-se como uma das casas de shows mais populares do mundo.
Assim, além de proporcionar memórias inesquecíveis, os shows podem ser vistos como verdadeiros aliados da saúde, da felicidade e da longevidade.