Google search engine
domingo, agosto 31, 2025
Google search engine
InícioMeio AmbienteBrasil registra pela primeira vez região árida de deserto, apontam estudos

Brasil registra pela primeira vez região árida de deserto, apontam estudos

Novo mapa climático revela avanço da desertificação no país

Pela primeira vez, o Brasil passa a registrar áreas classificadas como áridas, com clima semelhante ao de desertos. A constatação vem de uma nota técnica do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que analisaram dados dos últimos 30 anos.

O levantamento, entregue ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, indica que a aridez atinge patamares inéditos, ampliando o risco de desertificação — especialmente na região norte da Bahia.

“A gente nunca tinha visto isso antes. Essa é a primeira vez que o mapa climático mostra áreas áridas no Brasil”, destacaram os pesquisadores.

Como funciona o cálculo

O índice de aridez é definido pela UNCCD (Convenção da ONU para o Combate à Desertificação). Ele considera a média de chuvas ao longo de 30 anos e a evaporação potencial da água no solo.
Quanto maior a aridez, menor é a disponibilidade hídrica e maior o risco de degradação.

Causas e impactos

Entre os principais fatores apontados estão:

  • Mudanças climáticas globais, que elevam as temperaturas e aceleram a evaporação da água.
  • Degradação do solo, intensificada por desmatamento, queimadas e uso inadequado da terra.

Atualmente, o Brasil possui 1.427 municípios classificados como semiárido, distribuídos em nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo. Agora, a inclusão de áreas áridas revela um cenário ainda mais preocupante para a sustentabilidade ambiental e hídrica do país.

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments