Google search engine
quarta-feira, outubro 15, 2025
Google search engine
InícioTurismoNove municípios goianos entram no novo Mapa do Turismo

Nove municípios goianos entram no novo Mapa do Turismo

Atualização reconhece potenciais turísticos de cidades do interior e fortalece regiões como a Terra Ronca e a Agroecológica

O turismo em Goiás acaba de ganhar reforço. A atualização 2025 do Mapa do Turismo Goiano, divulgado pela Goiás Turismo, incluiu nove novos municípios: São Francisco de Goiás, Inaciolândia, Acreúna, Israelândia, Santa Helena de Goiás, Damianópolis, Nova Roma, Montes Claros de Goiás e Mundo Novo. Agora, o estado conta com 97 cidades oficialmente reconhecidas como integrantes da política nacional de regionalização do turismo.

A iniciativa, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), funciona como ferramenta estratégica para o desenvolvimento de políticas públicas no setor. Para fazer parte do mapa, os municípios precisam cumprir uma série de requisitos, como manter um órgão dedicado ao turismo, possuir orçamento específico e contar com um Conselho Municipal de Turismo ativo.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, a presença no mapa é mais que simbólica: representa acesso a recursos, visibilidade e suporte técnico, além de integrar os municípios ao planejamento regional e nacional. Ele destaca ainda que Goiás registrou a maior alta do Brasil no volume de atividades turísticas em abril de 2025, com crescimento de 10,8%, conforme dados do IBGE.

Regiões que mais cresceram

A Região Agroecológica foi a que mais cresceu, com a entrada de Acreúna, Israelândia e Santa Helena de Goiás. Essa área destaca-se pelo turismo de negócios, com alto fluxo de viajantes durante a semana, principalmente em cidades como Rio Verde e Jataí.

Já a Região Terra Ronca, conhecida por seu potencial natural e cavernas impressionantes, recebeu os municípios de Damianópolis e Nova Roma, ambos no Nordeste goiano e com vocação clara para o ecoturismo.

“O nosso plano municipal de turismo já está em construção com apoio do Sebrae. E vamos entregar, em breve, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT)”, afirma Klécio Gonçalves, secretário de Turismo de Damianópolis.

Adrielly Xavier, secretária de Nova Roma, reforça o entusiasmo: “Queremos que Nova Roma se torne referência nacional e internacional em ecoturismo. Temos cachoeiras como o Paredão do Céu, Forquilha, a Toca do Macaco e áreas incríveis para banho, camping e práticas esportivas.”

A menor cidade do estado também tem vez

Com menos de mil habitantes, o município de Anhanguera, que entrou no mapa há um ano, é exemplo de como o turismo pode valorizar a identidade local. Conhecida como a terra do limão taiti, a cidade realiza, todo mês de novembro, uma festa temática com bebidas, comidas e atrações culturais — incluindo a famosa caipirinha feita em betoneira e o pedal “Nas trilhas dos bandeirantes”.

“Nossa participação no mapa aumentou a visibilidade e o público nas festas. Recebemos até contatos de outras cidades querendo saber como aderir ao programa”, relata Adelaine Meira, secretária municipal de Turismo.

Atualmente, Goiás está organizado em 12 regiões turísticas: Chapada dos Veadeiros, Chapada das Emas, Estrada de Ferro, Águas Quentes, Encantos do Planalto Central, Ouro, Negócios e Tradições, Lagos do Paranaíba, Agroecológica, Terra Ronca, Vale da Serra da Mesa e Vale do Araguaia.

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments