Google search engine
quarta-feira, julho 30, 2025
Google search engine
InícioSaúdeIA brasileira promete agilizar diagnóstico de enfisema e câncer de pulmão

IA brasileira promete agilizar diagnóstico de enfisema e câncer de pulmão

Software desenvolvido na UFF identifica sinais suspeitos em exames de tomografia, acelerando encaminhamento de pacientes

Uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói-RJ, promete revolucionar a detecção de enfisema pulmonar e câncer de pulmão em exames de tomografia computadorizada.

Batizada de ChestFinder, a tecnologia está sendo treinada para analisar bancos de dados com imagens e laudos de outros pacientes, reconhecendo padrões visuais e textuais que podem indicar a presença das doenças.

O projeto, iniciado há cerca de dois anos no Hospital Universitário Antônio Pedro, apresentou resultados iniciais com alta acurácia e sensibilidade.

“A ferramenta não fornece um diagnóstico definitivo, mas sinaliza possíveis alterações para avaliação médica. Isso pode agilizar o encaminhamento para acompanhamento especializado, facilitando diagnósticos precoces”, explica o professor Daniel de Oliveira, do Instituto de Computação da UFF.

Outro diferencial é que o ChestFinder será disponibilizado em repositório público, permitindo que outros hospitais que já digitalizam laudos e exames adotem a tecnologia. Além disso, médicos poderão comparar resultados semelhantes de outros pacientes para análises mais precisas.

Segundo a professora Cristina Asvolins, do Departamento de Radiologia da UFF, a IA pode detectar alterações mesmo quando o exame tem outro objetivo:

“Em serviços de emergência, por exemplo, um exame de tórax feito por outro motivo pode revelar achados incidentais como enfisema ou nódulo suspeito. Essa detecção antecipada pode salvar vidas.”

A especialista destaca ainda o impacto econômico e social: doenças identificadas no início custam menos para tratar e aumentam as chances de recuperação.

“O tabagismo é um dos principais fatores de risco. Intervenções que acelerem o diagnóstico são fundamentais para preservar a saúde da população”, completa.

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments