Google search engine
terça-feira, setembro 30, 2025
Google search engine
InícioEsportesJuízes com câmera no peito, Mundial de Clubes 2025 terá árbitros com...

Juízes com câmera no peito, Mundial de Clubes 2025 terá árbitros com body-cam em campo

Pela primeira vez, árbitros de uma competição oficial da FIFA usarão câmeras corporais. A medida promete mais transparência, segurança e aproximação com o torcedor.

Uma mudança histórica está prestes a acontecer no futebol mundial: os árbitros que apitarão a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025 vão usar câmeras corporais durante os jogos. A tecnologia, conhecida como body-cam, será utilizada com o objetivo de aumentar a transparência nas decisões, proteger os árbitros de abusos e oferecer ao público uma nova forma de enxergar o jogo.

A decisão foi aprovada pelo IFAB (International Football Association Board), órgão responsável pelas regras do futebol, e marca uma inovação inédita em torneios oficiais da FIFA. As imagens captadas não serão utilizadas em tempo real pelo VAR, mas poderão ser incorporadas nas transmissões televisivas, principalmente em lances polêmicos ou que envolvam comunicação entre os árbitros.

Além de oferecer um ponto de vista inédito para o torcedor — diretamente da visão de quem apita o jogo — as gravações servirão como material de estudo e treinamento, além de coibir comportamentos agressivos contra a arbitragem. Testes anteriores realizados em ligas amadoras da Inglaterra mostraram que a simples presença da câmera já teve impacto positivo no respeito aos árbitros.

A estreia do recurso acontecerá no Mundial de Clubes que será realizado nos Estados Unidos, entre junho e julho de 2025, com a participação de 32 equipes de todos os continentes. A expectativa é de que, se a experiência for bem-sucedida, a tecnologia seja estendida para outras competições da FIFA e ligas nacionais.

Com a chegada da câmera no peito dos árbitros, o futebol entra em uma nova era, em que o torcedor poderá entender melhor o jogo e os bastidores das decisões em campo, sem perder a emoção que só o esporte proporciona.

por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments