Com dose única e gratuita, imunização nas escolas é incentivada para conter avanço do vírus
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) orienta que os municípios goianos intensifiquem as estratégias de vacinação contra o HPV. A medida busca aumentar a cobertura vacinal e proteger mais adolescentes e jovens de doenças graves, como o câncer do colo do útero.
Entre as ações recomendadas estão a vacinação nas escolas, a ampliação dos horários de funcionamento das salas de vacinação e a busca ativa de pessoas não vacinadas. O Ministério da Saúde, por sua vez, oferece recursos para viabilizar essas iniciativas, especialmente no ambiente escolar, onde é possível alcançar mais diretamente o público-alvo.
A vacina contra o HPV é segura, eficaz e está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2023, o esquema vacinal é de dose única, o que torna a adesão ainda mais simples. Além de prevenir o câncer do colo do útero, a vacina também protege contra outras doenças relacionadas ao vírus, como verrugas genitais e tumores na região anal, peniana e orofaríngea.
A Gerente de Imunização da SES-GO, Joice Dorneles, destaca a importância de combater as fake news sobre o tema.
“O HPV causa câncer e pode matar, mas temos vacina gratuita no sistema de saúde e agora está disponível também para os jovens de 15 a 19 anos. Não acreditem em informações falsas sobre a vacina, ela é segura. O que mata é a doença”, alerta a especialista.
O que é o HPV e como prevenir?
O HPV (Papilomavírus Humano) é uma infecção sexualmente transmissível que, em muitos casos, não apresenta sintomas. Mesmo assim, pode provocar lesões que evoluem para câncer ao longo do tempo. A principal forma de transmissão é por meio de relações sexuais desprotegidas, mas o contato direto com pele ou mucosas infectadas também pode causar a infecção.
Para se vacinar, é necessário apenas comparecer a uma unidade de saúde com documento de identidade e a caderneta de vacinação.
A SES-GO reforça que prevenir é o caminho mais eficaz para reduzir casos e mortes por câncer do colo do útero e outras doenças associadas ao HPV.
Mais informações sobre a prevenção e fatores de risco estão disponíveis no site do INCA:
👉 https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/controle-do-cancer-do-colo-do-utero/fatores-de-risco
por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias