Google search engine
terça-feira, julho 1, 2025
Google search engine
InícioGoiásConsulta científica avalia risco de extinção de abelhas em Goiás

Consulta científica avalia risco de extinção de abelhas em Goiás

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) iniciou uma ampla consulta pública com foco na conservação da biodiversidade goiana. O objetivo é reunir informações da comunidade científica sobre o risco de extinção de abelhas e outras espécies nativas do estado.

📅 O prazo para envio de contribuições vai até 12 de junho, por meio da plataforma BioData — sistema estadual criado especialmente para armazenar, avaliar e compartilhar dados da fauna goiana.

Por que as abelhas?

As abelhas desempenham um papel crucial na manutenção dos ecossistemas e na produção de alimentos. A perda desses polinizadores pode comprometer não apenas a biodiversidade, mas também a segurança alimentar. Em Goiás, essa é a primeira vez que o estado se organiza para criar uma lista própria de espécies ameaçadas de extinção — o que até então era feito apenas em nível nacional pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

📌 Como participar

Pesquisadores, professores e especialistas podem acessar o site BioData e, na aba “Buscar”, selecionar a espécie de interesse, clicar em “Consultar” e preencher o campo “Contribuições” com os dados disponíveis.

Após essa etapa, as informações serão analisadas por especialistas para elaboração das fichas técnicas que fundamentarão políticas públicas de preservação.

Panorama da biodiversidade goiana

A meta da Semad é avaliar cerca de:

  • 1,7 mil espécies de vertebrados: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes;
  • 900 espécies de invertebrados, com destaque para abelhas, moscas, aracnídeos e libélulas.

O trabalho seguirá a metodologia da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), referência mundial nesse tipo de avaliação.

“Queremos identificar as espécies em risco e estabelecer estratégias específicas de proteção, de acordo com a realidade de Goiás”, destacou a Semad.

Embora, por ora, o acesso ao BioData seja restrito a gestores e especialistas, a expectativa é de que a plataforma se torne pública ao final do processo.

🔗 Para mais informações e acesso ao sistema, acesse: biodata.semad.go.gov.br

por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments