sexta-feira, março 28, 2025
InícioGoiásSemad planta árvores para compensar emissões de gases do Fica 2024

Semad planta árvores para compensar emissões de gases do Fica 2024

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, na Cidade de Goiás, o plantio de 500 mudas de árvores nativas para compensar as emissões de gases de efeito estufa geradas durante a 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizada em junho de 2024.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Goiás, que mobilizou o plantio, e Saneago, que fez a doação das mudas. A ação foi realizada durante toda a manhã de sábado (22/03), data em que se comemora o Dia Mundial da Água.

As mudas foram plantadas no Parque da Carioca e em outros pontos da cidade, às margens do Rio Vermelho.

“Elaboramos um protocolo de monitoramento para garantir o sucesso dessa ação. A expectativa é que o projeto sirva como um modelo para futuras edições do Fica e inspire outras iniciativas voltadas à compensação e redução de emissões em Goiás”, afirma a analista ambiental da Semad, Ana Castro.

Plantio de 500 mudas de árvores foi realizado para compensar a emissões de gases de efeito estufa geradas pelo evento
Plantio de árvores é uma das principais formas de compensação ambiental (Foto: Semad)

Em 2024, o FICA celebrou 25 anos com o tema Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas e, pela primeira vez, contou com a elaboração do Inventário de Emissões do evento.

Produzido pela Gerência de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos da Semad, o documento funciona como um diagnóstico que identifica quais gases foram emitidos, em que quantidade e quais atividades do festival contribuíram para essas emissões.

A partir do inventário, foi possível estabelecer metas para reduzir as emissões em edições futuras e definir estratégias para compensar as emissões que não puderam ser evitadas.

Castro explica que uma das principais formas de compensação é o plantio de árvores. O carbono segue um ciclo natural e um de seus principais estoques é a biomassa vegetal. Durante seu crescimento, as árvores absorvem dióxido de carbono por meio da fotossíntese e utilizam o carbono na produção de energia e componentes estruturais. Aproximadamente metade da biomassa vegetal é composta de carbono.

Para garantir que a compensação seja efetiva ao longo do tempo, foi desenvolvido um protocolo de monitoramento dos estoques de carbono para plantios como esse. Segundo Castro, o acompanhamento das árvores plantadas é o ponto chave para avaliar o sucesso da iniciativa e garantir sua contribuição para a mitigação das emissões.

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments