Iniciativa inédita da Semad, em parceria com o CNCFlora, busca identificar plantas nativas em risco e orientar políticas públicas de conservação em Goiás.
Goiás dá um passo histórico na conservação ambiental com o início de um projeto que pretende avaliar o risco de extinção das espécies vegetais nativas do Estado. A ação é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), órgão de referência no Brasil para a análise do estado de conservação das plantas.
A iniciativa marca o início da elaboração da primeira lista oficial de espécies ameaçadas de extinção da flora goiana, um avanço importante na política ambiental do Estado. Até então, Goiás não possuía um levantamento detalhado sobre as plantas em risco, o que dificultava a criação de medidas eficazes de proteção e manejo.
Segundo o gerente de Conservação, Biodiversidade e Fauna da Semad, Max Vinícius de Paula, o trabalho representa um marco para o meio ambiente goiano.
“Nunca antes Goiás avaliou as espécies. Então, a elaboração dessa primeira lista oficial de espécies ameaçadas da flora de Goiás representa um marco histórico”, afirmou.
A pesquisa está em fase inicial e envolve o cruzamento de dados científicos, expedições de campo e visitas a herbários do Estado. As equipes da Semad e do CNCFlora estão avaliando as espécies nativas de diferentes biomas presentes em Goiás — especialmente o Cerrado — para identificar quais apresentam maior risco de desaparecimento.
De acordo com a coordenadora do projeto pela Semad, Franciele Parreira Peixoto, a etapa atual é de coleta e análise de informações. A expectativa é que o resultado — com a lista das espécies avaliadas e classificadas conforme o grau de ameaça — seja divulgado após a conclusão dos estudos.
“A iniciativa permitirá identificar as espécies mais vulneráveis e embasar políticas públicas que vão definir estratégias de manejo e conservação”, destacou.
Na última quinta-feira (30/10), representantes da Semad e do CNCFlora se reuniram na sede da secretaria, em Goiânia, para alinhar as próximas etapas. O diretor do CNCFlora, Gustavo Martinelli, ressaltou o potencial da parceria.
“Foi muito proveitoso, pudemos trocar assuntos muito importantes e também prospectar grandes possibilidades para o futuro. Estamos no meio do caminho”, afirmou.
Com o avanço das análises, Goiás passa a integrar um movimento nacional de fortalecimento das ações de conservação da flora, reforçando o papel estratégico do Cerrado na manutenção da biodiversidade brasileira.


