Ações de vigilância e educação sanitária envolvem produtores rurais, ribeirinhos e povos indígenas entre os dias 25 e 29 de agosto.
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realiza entre os dias 25 e 29 de agosto uma série de ações preventivas na Ilha do Bananal, voltadas à vigilância contra a febre aftosa e a influenza aviária.
As equipes atuam com atividades de educação sanitária para produtores rurais, ribeirinhos e povos indígenas, além da vigilância ativa em rebanhos bovinos. O objetivo é assegurar a sanidade animal após a suspensão da vacinação contra febre aftosa, preservando o status internacional de área livre da doença sem vacinação.
Em relação à influenza aviária, os trabalhos incluem o monitoramento de áreas agrícolas no município de Formoso do Araguaia e de pontos de pouso de aves migratórias cadastrados na Ilha do Bananal.
“Visitaremos comunidades ribeirinhas e povos indígenas, onde faremos inspeções em áreas de concentração de aves silvestres migratórias, para intensificar a vigilância epidemiológica e prevenir possíveis focos da doença”, destacou o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio.
Como parte da programação, a Adapec promove na quarta-feira, 27, às 9h, na Aldeia Canuanã, uma palestra com o tema “Doenças em Aves”, aberta ao público, como parte das estratégias de prevenção à influenza aviária.
A iniciativa reforça o compromisso do Tocantins com a biosseguridade animal e a saúde pública, mantendo a confiança dos mercados nacionais e internacionais na produção agropecuária do Estado.