Comunidade Quilombola do Prata, em São Félix do Tocantins, preserva tradições com apoio do Governo do Estado
Entre os dias 4 e 5 de julho, a Comunidade Quilombola do Prata, localizada na zona rural de São Félix do Tocantins, foi palco de mais uma edição da tradicional Festa da Rapadura. Realizado com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), o evento valoriza a cultura, a culinária e a economia dos povos tradicionais da região do Jalapão.

A festa, que já soma 11 anos de história, é um ponto de encontro entre saberes ancestrais e a vida contemporânea. Durante o evento, o público conhece de perto a produção artesanal de rapadura, a confecção de peças em capim-dourado e a diversidade da culinária quilombola — tudo isso acompanhado por apresentações culturais que envolvem música, dança e oralidade.
Presente na abertura, a diretora de Fomento e Proteção à Cultura da Sepot, Milene de Souza, reforçou a importância da celebração:
💬 “O que observamos na Festa da Rapadura vai muito além de uma tradição culinária. Percebemos a movimentação da microeconomia e a troca de saberes, o que fortalece a cultura da comunidade e do seu entorno.”

A cana-de-açúcar e a mandioca são dois dos principais ingredientes cultivados localmente e representam a base da estrutura nutricional do Quilombo do Prata. A equipe da Sepot visitou o engenho do senhor Zico e registrou todo o processo manual da produção da rapadura — um saber passado de geração em geração.
📍 Preservar tradições é manter viva a identidade de um povo. E, no Jalapão, cultura e natureza caminham juntas.
por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias