Google search engine
domingo, agosto 3, 2025
Google search engine
InícioTocantinsNo mês da mulher, Governo do Tocantins realiza ações para fortalecer a...

No mês da mulher, Governo do Tocantins realiza ações para fortalecer a reintegração social de custodiadas

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou, entre os dias 6 e 11 de março, uma série de atividades em unidades penais femininas do Estado, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa chegou a todas as reeducandas do sistema penal e teve como objetivo fortalecer a reintegração social das custodiadas. 

A ação foi organizada pela Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso. A gerente responsável, Sandra Veloso, destacou o fortalecimento das ações voltadas à reintegração social. “Temos trabalhado intensamente no preparo dessas mulheres para o retorno à sociedade e à convivência com suas famílias. Nosso compromisso vai além da simples reintegração, buscamos fortalecer a autoestima e oferecer oportunidades de aprendizado e educação, além de cuidar do preparo físico e emocional”, salientou.

Nos encontros, foram realizadas rodas de conversa e palestras sobre saúde mental, além de dinâmicas e momentos interativos, tendo como ponto de partida o projeto Mulheres e Esperança: histórias de superação, desenvolvido pela psicóloga da Gerência, Gezza Maria, e sua equipe. A ação contou com o apoio das prefeituras dos municípios que receberam as atividades.

Valorização

A Unidade Penal Feminina de Miranorte foi a primeira a receber o evento, em 6 de março. Com apoio do Poder Judiciário e da Pastoral Carcerária, um dos destaques foi o depoimento inspirador de uma egressa do sistema penal, que compartilhou sua jornada de transformação e recomeço na sociedade.

No dia seguinte, 7 de março, a ação ocorreu na Unidade Penal Feminina de Talismã. Durante a programação, as reeducandas compartilharam histórias de superação e participaram de uma dinâmica de automotivação, ressaltando a importância do bem-estar físico e emocional.

Em 10 de março, a programação seguiu para a Unidade Penal Feminina de Palmas, com atividades especiais para 52 reeducandas. Uma convidada compartilhou sua jornada de reabilitação após o cárcere, incentivando outras mulheres a acreditarem na transformação. Além disso, alunos do curso de psicologia da faculdade Unicatólica promoveram um acolhimento com café da manhã e lembranças simbólicas.

A programação foi concluída em 11 de março, na Unidade Penal Feminina de Ananás. O momento contou com apresentações musicais, além da emocionante participação de um coral formado pelas reeducandas. Também houve palestras ministradas pela psicóloga Lara Leite, que destacou a importância da saúde mental da mulher; e a enfermeira Priscila Paz, que abordou cuidados com a saúde física feminina. O evento também contou com depoimentos inspiradores e a recitação de textos poéticos autorais por duas egressas.

“As rodas de conversa e palestras são essenciais para fortalecer a autoestima e incentivar o desenvolvimento pessoal, especialmente para essas mulheres em processo de reinserção. Dessa forma, o Dia da Mulher vai além de uma simples comemoração, tornando-se um símbolo de resistência e transformação dentro dos presídios femininos”, salientou a diretora da Unidade Penal Feminina de Ananás, Danuza Rodrigues.

Nos encontros, foram realizadas rodas de conversa e palestras sobre saúde mental, além de dinâmicas e momentos interativos – Seciju/Governo do Tocantins

por Thayllor Negre

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments