Google search engine
quarta-feira, novembro 12, 2025
Google search engine
InícioEconomia | Desenvolvimento RegionalIndústria goiana cresce 4,4% em setembro e mantém trajetória positiva

Indústria goiana cresce 4,4% em setembro e mantém trajetória positiva

Setor industrial do estado segue em expansão, impulsionado por segmentos como máquinas e equipamentos, biocombustíveis e vestuário, enquanto o Brasil registra retração.

A indústria goiana segue em ritmo de crescimento. Segundo dados do Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB), com base na Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) do IBGE, o setor registrou um avanço de 4,4% em setembro de 2025, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Esse foi o terceiro mês consecutivo de alta, após crescimentos de 0,9% em julho e 1,8% em agosto, resultando em um aumento adicional de 0,6% em setembro na série com ajuste sazonal. No acumulado de 12 meses, o desempenho também se manteve positivo, com alta de 1,5%.

O resultado consolida Goiás entre os estados com melhor desempenho industrial do país, ocupando a 7ª posição nacional, com uma taxa acima da média brasileira — já que o país, no mesmo período, registrou queda de 0,4% na produção industrial.

Setores que puxaram o crescimento

O avanço da indústria goiana foi impulsionado por 10 dos 13 segmentos analisados. Entre os destaques estão:

  • Fabricação de máquinas e equipamentos: crescimento expressivo de 83,1%;
  • Confecção de artigos do vestuário e acessórios: alta de 25,7%;
  • Fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis: aumento de 7,7%.

De acordo com o IMB, esse desempenho reflete o fortalecimento da base produtiva do estado e o investimento em cadeias industriais diversificadas, capazes de sustentar o crescimento mesmo em um cenário econômico nacional mais instável.

O levantamento indica ainda que o índice de produção sem ajuste sazonal alcançou o maior valor da série histórica, confirmando a trajetória positiva do setor industrial goiano.

Ambiente favorável aos negócios

Especialistas apontam que o bom resultado é consequência de um ambiente econômico mais competitivo e de políticas de incentivo à produção.
O governo estadual tem investido em infraestrutura, inovação e qualificação profissional, criando condições para que as empresas mantenham produtividade e ampliem seus mercados.

O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, destacou a importância dos segmentos de refino, biocombustíveis e máquinas industriais no desempenho recente.
Segundo ele, a trajetória positiva é resultado de esforços conjuntos entre o poder público e o setor produtivo.

“Essa alta reflete o resultado desse trabalho conjunto, que tem fortalecido, cada vez mais, a economia goiana”, afirmou o secretário.

Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o avanço é fruto de planejamento estratégico e gestão eficiente, pilares que sustentam o desenvolvimento do estado.

“Os resultados da indústria goiana mostram que a política de desenvolvimento adotada está no caminho certo: combinando ambiente favorável aos negócios, investimentos em infraestrutura e qualificação da mão de obra”, destacou.

Goiás acima da média nacional

Enquanto a produção industrial nacional recuou 0,4% em setembro, Goiás manteve-se em expansão e com ritmo crescente.
O desempenho mostra que o estado tem conseguido preservar sua competitividade mesmo em um contexto de desaceleração econômica.

Com a alta acumulada de 2,2% no ano, o setor industrial goiano reforça seu papel como um dos motores da economia regional — contribuindo para geração de empregos, arrecadação e inovação tecnológica.

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments