Festival histórico contou com 70 apresentações, seis palcos, atrações nacionais e valorização da cultura local.
O 24º Canto da Primavera – Mostra Nacional de Música de Pirenópolis encerrou sua edição histórica no domingo (14/9), movimentando ruas, praças e palcos do centro histórico da cidade e reunindo um público estimado em 80 mil pessoas. Durante seis dias de intensa programação musical, formativa e cultural, o festival bateu recorde de atrações, com 70 apresentações de artistas goianos e nacionais.
Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação RTVE, o evento teve um incremento de 36% no investimento em relação a 2024, passando de R$ 3,3 milhões para R$ 4,5 milhões. Os artistas participantes também foram valorizados, com cachês entre R$ 4 mil e R$ 20 mil.
“A resposta do público superou todas as expectativas. Tivemos 80 mil pessoas circulando por Pirenópolis de forma tranquila, celebrando a música, a diversidade e a cultura goiana. O Canto da Primavera não apenas promove arte, ele fortalece a economia, o turismo e a identidade do nosso estado”, afirmou a secretária de Cultura, Yara Nunes.
Entre as atrações nacionais estiveram Ana Carolina, com a turnê “25 Anas”, Xande de Pilares e a banda Pato Fu, que celebrou mais de 30 anos de carreira. Esses shows dividiram espaço com dezenas de artistas goianos, abrangendo estilos do samba ao rock, do sertanejo ao instrumental.
O governador Ronaldo Caiado destacou que o festival é também um motor de desenvolvimento econômico para Pirenópolis. Segundo ele, o investimento de R$ 4,5 milhões e a ampliação da estrutura com seis palcos e 70 apresentações movimentam toda a cadeia produtiva local, fortalecendo rede hoteleira, comércio, serviços e gastronomia.
“Mais do que cultura, o festival também é turismo, é geração de renda e desenvolvimento. Antigamente o festival tinha um ou dois palcos, hoje são seis, espalhados pela cidade, reunindo 70 shows, sendo 67 deles de artistas goianos. Isso mostra a força da nossa música e, ao mesmo tempo, movimenta a economia de Pirenópolis, fortalecendo o nosso estado”, acrescentou Caiado.
A edição 2025 trouxe novidades como acessibilidade em Libras em toda a programação musical e oficinas formativas voltadas a crianças e adolescentes da rede pública. Pela primeira vez, o evento contou com seis palcos interligados, permitindo que o público circulasse a pé entre as atrações, descentralizando e ampliando a diversidade artística.
Outra ação inédita foi a integração do Canto Gastronômico, com 24 fornecedores de alimentos e bebidas, e do programa Goiás Feito à Mão, que destacou o artesanato local. Essas iniciativas reforçaram o caráter plural do festival, valorizando cultura, empreendedorismo e economia criativa de Goiás.
A segurança também foi destaque. O evento contou com apoio da Polícia Militar e monitoramento por câmeras em pontos estratégicos. “Nunca se viu um festival com essa organização e cuidado com as pessoas. Implantamos um sistema de monitoramento em tempo real, garantindo que todos possam se divertir com tranquilidade”, explicou o governador.
O tenente-coronel Alexandre Fernandes de Castro, comandante do 37º Batalhão de PM, avaliou que a operação ocorreu sem registro de ocorrências relevantes, reforçando o êxito da segurança diante do público estimado em 80 mil pessoas.


