Google search engine
quarta-feira, setembro 10, 2025
Google search engine
InícioEducaçãoOlimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica premia brasileiros

Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica premia brasileiros

Estudantes conquistam ouro, prata, bronze e menção honrosa na competição realizada em Mumbai, na Índia.

A delegação brasileira brilhou na 18ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), realizada em Mumbai, na Índia. Os estudantes conquistaram quatro medalhas e uma menção honrosa nas provas que reuniram jovens de mais de 50 países.

Este ano, Luca Pimenta levou a medalha de ouro, além dos troféus de melhor prova em grupo e melhor prova observacional. Franklin da Silva Costa e Francisco Carluccio de Andrade conquistaram medalhas de prata, enquanto Lucas Amaral Jensen ficou com o bronze. Já Giovanna Queiroz recebeu menção honrosa pelo desempenho.

Segundo o professor e astrônomo Júlio Klafke, membro da comissão organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e responsável pelo treinamento dos jovens, a competição internacional exige preparo multidisciplinar:
“O nível das questões é extremamente elevado. As provas envolvem conhecimentos de matemática, física e astronomia”, explicou.

Além da teoria, a IOAA inclui atividades práticas, como observação do céu, manipulação de telescópios, provas em planetário e identificação de constelações. “É necessário interpretar dados em simulações. É uma olimpíada muito refinada”, destacou Klafke.

A seleção dos representantes brasileiros começou ainda em 2024, a partir dos 50 estudantes mais bem colocados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Deste grupo, cinco foram escolhidos para a IOAA e outros dez para a versão latino-americana, a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), que será realizada de 1º a 7 de setembro, em Barra do Piraí (RJ).

Como país anfitrião, o Brasil participará com duas equipes na OLAA. A primeira reúne estudantes de Fortaleza, Rio de Janeiro e Cassilândia (MS). A segunda é formada por jovens do Pará, São Paulo, Goiás e Ceará.

Com mais de 2 milhões de inscritos em 2024, a OBA distribuiu mais de 80 mil medalhas de ouro, prata e bronze em todo o país, sendo quase metade para alunos de escolas públicas. A edição deste ano já entregou mais de 65 mil medalhas e segue em fase de seleção dos representantes que disputarão as próximas competições internacionais.

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments