Google search engine
quinta-feira, outubro 16, 2025
Google search engine
InícioAgronegócioGoiás registra maior produção de feijão das últimas quatro safras e se...

Goiás registra maior produção de feijão das últimas quatro safras e se destaca nacionalmente

Estado deve alcançar 303,1 mil toneladas na safra 2024/2025, com destaque para segunda safra e produtividade das lavouras.

A produção de feijão em Goiás segue em forte crescimento e deve atingir, na safra 2024/2025, o melhor desempenho desde o ciclo 2020/2021. Segundo a análise da Inteligência de Mercado Agropecuário da Seapa, com base em dados da Conab, a estimativa é de 303,1 mil toneladas, resultado impulsionado pela segunda safra e pela adoção de tecnologias e boas práticas agrícolas.

Com esse resultado, Goiás se mantém como o quarto maior produtor de feijão do país e o segundo com maior rendimento médio das lavouras, com 2,5 toneladas por hectare, ficando atrás apenas do Distrito Federal.

“O feijão é um alimento essencial na mesa dos brasileiros e Goiás tem se destacado pela produtividade e qualidade, com grande protagonismo em todas as fases da produção. Isso é reflexo do empenho dos nossos produtores, da eficiência sanitária das lavouras e do suporte técnico e institucional oferecido pelo Governo de Goiás”, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.

Destaques regionais
O estado ocupa o segundo lugar nacional na produção de feijão cores, com previsão de 280,6 mil toneladas — alta de 5,4% em relação à temporada anterior. O município de Cristalina lidera a produção estadual, com 15,7% do total, seguido por Flores de Goiás e Cabeceiras na 1ª safra, Formosa e Planaltina na 2ª safra e Silvânia e Catalão na 3ª safra.

Exportações em alta
O mercado internacional confirma o bom momento da cultura: em 2024, Goiás registrou o segundo melhor desempenho histórico, com 5,7 mil toneladas exportadas para 12 países, gerando faturamento de US$ 7 milhões. Para 2025, os embarques seguem em crescimento, consolidando o Brasil e Goiás como referências globais na produção de feijão, enquanto as importações brasileiras continuam em queda.

As informações fazem parte da 71ª edição do boletim Agro em Dados, publicação mensal da Seapa que reúne dados das principais cadeias agropecuárias do estado.

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments