Com mais de 3 mil m², evento reúne gastronomia, cultura, turismo e oficinas gratuitas em dois fins de semana de programação intensa
A capital goiana será, mais uma vez, palco da valorização da cultura, dos ingredientes e dos saberes do Cerrado. Entre os dias 31 de julho a 3 de agosto e 7 a 10 de agosto, o Parque Agropecuário de Goiânia recebe o Goiás Gastronomia, um festival que une tradição e inovação, fortalecendo os elos entre gastronomia, turismo e cultura popular.
Realizado pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, com correalização da Revista Prazeres da Mesa, da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) e apoio do Governo de Goiás, o evento ocupará mais de 3 mil metros quadrados, com 30 operações de alimentação — da alta gastronomia à comida de rua — e estandes de produtores artesanais de vinhos, queijos, cachaças, mel, geleias e licores.
Cultura, oficinas e inclusão
Mais de 50 chefs regionais e nacionais participam da programação, que inclui o Mesa ao Vivo Goiás e atividades do projeto Goiás Queijo e Vinho. Haverá duas cozinhas-show, além de oficinas práticas e mesas-redondas com a presença de profissionais consagrados da gastronomia. A Escola de Gastronomia do Senac Goiás e o Cora Restaurante Escola também terão papel ativo na formação do público.
A programação cultural promete encantar com 50 apresentações folclóricas, shows da Orquestra Sinfônica de Goiás, Orquestra de Violeiros, espetáculos de dança, teatro e 12 shows com artistas goianos.
Com um olhar atento à acessibilidade, o evento contará com sala azul para portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), brinquedoteca, parque de diversões e espaços de convivência para toda a família.
Entrada solidária e legado para o turismo
A entrada será solidária, com retirada antecipada no site ou app da Sympla, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado às ações do Sesc Mesa Brasil.
📣 “Esse evento será um marco para o turismo em Goiás, reunindo profissionais e iniciativas que impulsionam o desenvolvimento econômico e cultural do Estado”, afirmou Marcelo Baiocchi, presidente do Sistema Fecomércio e vice-presidente da CNC.
Além de movimentar o calendário cultural, o Goiás Gastronomia é um evento piloto de divulgação para o MotoGP 2026, reforçando o potencial do Estado em sediar grandes projetos.
por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias