Com quase 72% da produção nacional, estado registra safra recorde e aposta na versatilidade da oleaginosa
Goiás se destaca mais uma vez no cenário agropecuário nacional ao assumir a liderança na produção de girassol no Brasil. Para a safra 2024/25, a previsão é de colheita recorde de 71 mil toneladas, cultivadas em uma área estimada de 47,3 mil hectares. Isso representa 71,6% da produção nacional, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O desempenho é impulsionado por fatores como o clima favorável, a ausência de doenças fúngicas, a resistência hídrica da planta, além de práticas agronômicas eficientes. Em comparação à safra anterior, Goiás projeta crescimento de 58,8% no volume produzido, 20,7% na área cultivada e 31,6% na produtividade das lavouras.
O girassol vem se consolidando como uma excelente alternativa para a segunda safra, especialmente em sucessão à soja. Com baixo custo de manejo, é resistente a pragas e, quando integrado à apicultura, favorece a biodiversidade e a polinização. Suas sementes têm ampla aplicação nos setores alimentício, farmacêutico, cosmético, de nutrição animal e biocombustíveis.
“Estamos falando de uma cultura com grande potencial de retorno para o produtor, aliando aspectos econômicos e ambientais. A expansão do girassol em Goiás representa não só uma oportunidade para diversificação da produção, como também uma alternativa viável para o pequeno agricultor, inclusive quando integrada à apicultura”, afirma Pedro Leonardo Rezende, secretário estadual de Agricultura.
Entre os principais polos produtores estão os municípios de Silvânia, Ipameri, Rio Verde e Catalão. Desde 1997, quando a Conab iniciou o monitoramento da cultura, Goiás já era destaque, tendo retomado a liderança nacional em 2020/21 e mantendo crescimento constante desde então.
📊 Os dados fazem parte da 69ª edição do boletim “Agro em Dados”, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que pode ser consultado online:
👉 goias.gov.br/agricultura/boletins-de-safra
por GT Notícias – Goiás Tocantins Notícias