O estado do Tocantins fechou o mês de fevereiro deste ano com saldo positivo de 3.257 novos empregos, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta sexta-feira, 28, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, destacou o papel do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS) no crescimento econômico com resultado na geração de empregos no estado. “O PICS tem sido essencial para fortalecer a economia tocantinense, atrair investimentos e gerar empregos de qualidade. Esses números são reflexo da gestão eficiente do governador Wanderlei Barbosa, que prioriza o desenvolvimento sustentável e a melhoria de vida da população”, afirmou.
Os dados do Novo Caged mostram que, no mês de fevereiro, foram registradas no estado 13.961 admissões contra 10.704 desligamentos. O resultado representa um crescimento de 93,29% em relação a janeiro e configura o melhor desempenho dos últimos 12 meses (de março de 2024 a fevereiro de 2025).
Em termos relativos, o Tocantins foi o segundo estado com maior variação na criação de vagas frente ao estoque do mês anterior, além de um aumento de 41,98% comparado a fevereiro de 2024, quando foram abertas 2.294 vagas.
Desde o lançamento do PICS em janeiro de 2022, o Tocantins já registrou a criação de 41.512 postos de trabalho. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), busca fomentar negócios, impulsionar a economia e elevar a qualidade de vida no estado.
“Estamos no caminho certo, e os resultados comprovam que as políticas públicas voltadas para o empreendedorismo e a geração de renda estão transformando a realidade do Tocantins”, finalizou o secretário Carlos Humberto Lima.
Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, reforçou que os resultados comprovam que as políticas públicas voltadas para o empreendedorismo e a geração de renda estão transformando a realidade do Tocantins – Esequias Araujo/Governo do Tocantins
por Adenauer Cunha