Google search engine
quinta-feira, setembro 11, 2025
Google search engine
InícioTocantinsTocantins impulsiona sucesso da piscicultura na comunidade indígena Krahô, em Lagoa da...

Tocantins impulsiona sucesso da piscicultura na comunidade indígena Krahô, em Lagoa da Confusão

Com o compromisso de promover desenvolvimento e sustentabilidade em comunidades tradicionais, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) alcança mais um caso de sucesso com o projeto de piscicultura em sistema superintensivo Bagfish implantado na comunidade indígena Krahô, na aldeia Takaywara, localizada no município de Lagoa da Confusão.

Instalado há cerca de três anos, o projeto tem sido um exemplo de como a parceria entre a tecnologia e a assistência técnica especializada podem transformar a vida dos produtores. Com o acompanhamento constante dos profissionais do Ruraltins, a comunidade, organizada pela Associação Indígena Krahô, tem capturado peixes de alta qualidade e obtido bons resultados, assegurando alimento e geração de renda.

O engenheiro de pesca do Ruraltins, Andrey Costa, destacou a importância do projeto para a comunidade e como ele tem se desenvolvido com sucesso. “A comunidade indígena Krahô produz peixes nativos em sistema superintensivo, o que maximiza a produção e utiliza recursos de forma eficiente. Com o apoio e a assistência técnica do Ruraltins, esse projeto tem alcançado um retorno expressivo para os produtores”, afirmou Andrey. Ele ainda encorajou outros interessados a buscarem suporte. “Os produtores interessados na atividade podem procurar o Ruraltins para receber o suporte técnico e a assistência continuada”, reforçou.

Para o presidente do Ruraltins, Flávio Terence, esses resultados refletem o empenho e a dedicação da equipe em levar soluções inovadoras e sustentáveis aos produtores. “São casos de sucesso como esse que esperamos do trabalho dedicado pelos nossos extensionistas. Ver a melhoria na qualidade de vida dos produtores assistidos pelo Ruraltins é um indicador de que estamos no caminho certo”, destacou o presidente.

O líder comunitário e responsável pelo projeto na aldeia, Renato Pymcre Krahô ressaltou como a piscicultura tem transformado a realidade da comunidade. “Com o apoio do Ruraltins e a união dos membros da Associação Indígena Krahô, conseguimos transformar uma ideia em uma realidade que gera alimento e renda. É um trabalho coletivo que valoriza nosso território e nossos recursos, respeitando nossa cultura e fortalecendo nosso futuro. Estamos muito gratos por essa parceria que nos dá a oportunidade de crescer e melhorar a qualidade de vida de nossa comunidade,” afirmou Renato.

Projeto Bagfish

O projeto Bagfish representa uma solução eficiente para a produção de peixes em comunidades com recursos limitados, utilizando tecnologias que otimizam o uso da água e dos insumos. Essa abordagem tem provado ser uma alternativa viável e promissora, promovendo inclusão produtiva e sustentabilidade.

A comunidade Krahô agora desfruta de um futuro mais seguro e produtivo, com a perspectiva de crescimento e expansão de suas atividades. Esse é mais um exemplo do impacto positivo que o Ruraltins proporciona ao apoiar projetos que aliam conhecimento técnico e inovação, reafirmando o compromisso do Governo do Tocantins com o desenvolvimento rural e o fortalecimento da agricultura familiar.

Comunidade indígena Krahô celebra a produção de peixes – Divulgação/Ruraltins

por Amanda Oliveira

RELATED ARTICLES
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Most Popular

Recent Comments